Sindicato apoia o Outubro Rosa e defende mais agilidade na realização dos exames de prevenção

O Outubro Rosa é uma iniciativa válida, para ascender o sinal de alerta a respeito de uma doença que só em 2017 matou 16.927 pessoas, sendo 16.724 mulheres e 203 homens. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) havia uma estimativa de quase 60 mil novos casos, apenas em 2018. Vale lembrar quer há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

Mas para saber realmente a gravidade da doença e as formas de tratamento, é preciso fazer um ultrassom da mama. Contudo, existe outro problema, a demora no atendimento das unidades de saúde pública. Aí fica uma orientação para as autoridades municipais, estaduais e federal olharem com mais responsabilidade para o setor da saúde, porque não pode um paciente esperar mais de seis meses para realizar um ultrassom da mama. A responsabilidade na informação e toda a estrutura de um bom atendimento à população é, portanto, de total responsabilidade dos atuais políticos.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. 
MOVIMENTO OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Ela tem por objetivo estimular a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 2 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

PREVINA-SE!

A SUA VIDA VALE MUITO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *