Campanha reforça o valor da vida e a prevenção do suicídio. Uma luta de todos!

O mês de setembro é conhecido pela cor amarela, referência a Campanha Mundial de prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), no Brasil a data é lembrada desde 2015, e tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.

DADOS ALARMANTES

Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids. De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, é possível prevenir o suicídio, desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde de todos os níveis de atenção estejam aptos a reconhecer os fatores de risco presentes, a fim de determinar medidas para reduzir tal risco”, afirma o psiquiatra Valdir Campos.

NÓS FAZEMOS NOSSA PARTE

O SFPMIS, em parceria com a ONG Voluntários do Bem, criou o projeto VAI PASSAR. A iniciativa visa oferecer aos Servidores um suporte para este difícil momento pelo qual atravessamos em meio à pandemia do novo Coronavírus. Vocês agora podem contar com pessoas prontas para ouvir e dar uma palavra de apoio. São profissionais preparados e estão gentilmente cedendo seu tempo para auxiliar o próximo. Esperamos e vamos fazer a diferença com essa singela ação, que vem da alma e do coração.

OBJETIVOS DO PROJETO VAI PASSAR

Sindicato e Voluntários do Bem juntos vão oferecer Acolhimento, Escuta e Direcionamento;
Atendimento oferece apoio neste momento de pandemia;
A equipe está preparada para lhe escutar e apoiar;
Tudo com sigilo e preparo para lhe acolher nesta hora.

ATENDIMENTOS SERÃO POR LIGAÇÃO E WHATSAPP

SEGUNDA
Manhã – 947.618.486
Tarde – 947.205.591

TERÇA
Manhã – 947.415.352
Tarde – 947.234.775

QUARTA
Manhã – 947.205.591
Tarde – 947.415.352

QUINTA E SEXTA
Dia todo – 940.345.225

Nos procure. Queremos e vamos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *