MEC anuncia corte de mais de cinco mil bolsas de estudos do Capes

MEC anuncia corte de mais de cinco mil bolsas de estudos do Capes

Ministério da Educação (MEC) anuncia mais um golpe na Educação Superior no Brasil. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) terá, ainda este ano, redução de 5.613 bolsas de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil. A justificativa é a necessidade de um corte no orçamento. Esta medida deve impactar em uma economia de R$ 544 milhões em quatro anos.

E FICA PIOR

Ao todo, a Capes deixará de oferecer quase 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano. Em 2020, segundo o MEC, a coordenação terá apenas metade do orçamento de 2019.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, também suspendeu a concessão de novas bolsas. Os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

MAS PARA ELES NEM TANTO ASSIM…

O Governo trata o novo anúncio como um “congelamento” e afirma que a medida não vai afetar quem atualmente já recebe bolsas de estudos. Nesse meio tempo, 79 mil bolsistas do CNPq vão receber pagamento de agosto até sexta; já para o próximo mês ainda não está garantido. A Capes possui, ao todo, 211.784 bolsas atividade em todas as áreas de atuação.

HISTÓRICO

Primeiramente, em 9 de maio, a Capes comunicou o bloqueio de 3.474 bolsas. Segundo, em 4 de junho, a Capes avisou que deixaria de oferecer 2,7 mil bolsas. Ademais, no ensino superior, o MEC também anunciou neste ano o bloqueio de verbas para universidades.

Em entrevista ao GloboNews, Anderson Ribeiro Correia, presidente da Capes, afirmou:

O MEC e a coordenação estão buscando alternativas para recompor o orçamento do próximo ano.

Além disso, o que deixa tudo mais incerto é o Governo, no entanto, não ter detalhado quais medidas estão sendo estudadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *